Modelo PRODIP

O Modelo PRODIP foi desenvolvido em sua primeira versão baseado na experiência do NEDIP (Núcleo de Desenvolvimento Integrado de Produtos) em projeto, construção e testes de protótipos de máquinas agrícolas (Romano, 2003). Considerou ainda, a pesquisa em empresas do setor de máquinas agrícolas e modelos propostos na literatura. 

A figura a seguir mostra uma versão adaptada do modelo PRODIP (Back et al.,2008) onde introduz-se a fase do planejamento do produto.

 

Planejamento

Planejamento do produto: O objetivo dessa fase é a definição de ideias de produtos para serem desenvolvidas em dado período. O principal método empregado nessa fase é o mapeamento tecnológico.

Planejamento do projeto: Nessa fase é estabelecido o plano para o desenvolvimento das ideias de produto selecionadas. A metodologia de planejamento de projetos é baseada no PMBOK (Project Management Body of Knowledge) conforme o PMI - Project Management Institute.

Projetação

Projeto informacional: Nessa fase o objetivo é o estabelecimento das especificações de projeto, as quais irão orientar o desenvolvimento técnico do produto. O principal método empregado é a matriz da casa da qualidade da metodologia QFD (Quality Function Deployment).

Projeto conceitual: A busca de soluções conceituais para o problema é realizada nessa fase do processo. Caracteriza-se pela fase criativa onde as alternativas são geradas e avaliadas técnica e econômicamente, e selecionadas as mais representativas para o problema. Os métodos empregados são o da síntese de funções, matriz morfológica e matrizes multicritério de seleção.

Projeto preliminar: Nessa fase, a solução conceitual é desenvolvida em termos do leiaute, arranjo, formas, geometria, materiais e processos de fabricação. Constitui-se na configuração da solução selecionada ou, no inglês, embodiment design. Modelos de análise, simulação e otimização da solução são fortemente empregados nessa fase, bem como a construção e testes de protótipos.

Projeto detalhado: Constitui-se na fase na qual os detalhes da solução otimizada são finalizados. Concluem-se os testes de protótipos e revisa-se a solução em detalhes, e prepara-se a documentação final do produto e de produção. 

Implementação

Preparação da produção: É a fase do processo de implementação na qual se desenvolve o lote piloto. Elabora-se a documentação de montagem e de liberação de construção do ferramental; também ocorre a compra de material, recebimento, teste, preparação de máquinas, dispositivos e ferramentas para a implementação da linha de produção. São testados os procedimentos de montagem para verificação de não conformidades, concluindo-se com a liberação do produto para o lote inicial.

Lançamento: Nessa fase é efetuado o lançamento do produto no mercado e implementação do lote inicial. Com o acompanhamento da produção e avaliação de não conformidades o lote inicial é liberado para comercialização. Conclui-se com o lançamento do produto no mercado e compromentimento das áreas comerciais com as vendas do produto.

Validação: Nessa fase os produtos são monitorados no mercado e é feita uma avaliação junto aos usuários. Também avalia-se o desempenho do projeto na organização. Auditorias são realizadas, contratos são encerrados, e prestação de contas finalizada. Conclui-se com a desmobilização da equipe e encerramento do projeto.